Foto: Beto Albert/Arquivo Diário

A sexta-feira (9) será marcada por instabilidade em Santa Maria e região, com aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva ao longo de todo o dia. Conforme o meteorologista Daniel Caetano, instabilidades que se formam na Argentina avançam sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo pancadas de chuva moderadas a fortes, intercaladas por breves períodos de enfraquecimento. Ainda assim, há previsão de novos episódios de chuva mais intensa ao longo do dia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A condição de tempo instável se mantém no sábado (10), justamente no primeiro dia do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado da UFSM. A previsão indica céu nublado e chuva frequente durante todo o dia, com possibilidade de temporais em alguns momentos, especialmente no período da tarde, quando ocorrem as provas. A orientação é que os candidatos se desloquem até o campus preparados para a chuva.
No domingo (11), segundo Daniel Caetano, as instabilidades começam a se afastar da região. As chuvas tendem a ocorrer principalmente durante a madrugada e o início da manhã, com melhora gradual ao longo do dia. A expectativa é de que o tempo volte a ficar mais estável, com possibilidade de abertura de sol no final da tarde, o que deve favorecer o segundo dia de provas.
Para o início da próxima semana, a tendência é de tempo mais estável na segunda (12) e na terça-feira (13), com sol entre nuvens e temperaturas agradáveis no amanhecer. A partir de quarta-feira (14), a nebulosidade volta a aumentar, com chance de retorno das chuvas na região.
Temperaturas
Em relação às temperaturas, a sexta-feira começou com mínima em torno de 21°C e pode atingir máximas entre 30°C e 33°C, devido a aberturas de sol pontuais.
No sábado, a maior presença de nuvens limita a elevação térmica, com mínima próxima de 20°C e máxima em torno de 27°C. Já no domingo, os termômetros devem variar entre 17°C e 26°C, trazendo sensação térmica mais amena.
Confira as máximas e mínimas para os próximos dias
- Sexta-feira (9): mínima de 20°C - máxima de 33°C
- Sábado (10): mínima de 20°C - máxima de 27°C
- Domingo (11): mínima de 17°C - máxima de 26°C
- Segunda-feira (12): mínima de 17°C - máxima de 31°C
- Terça-feira (13): mínima de 19°C - máxima de 33°C
- Quarta-feira (14): mínima de 20°C - máxima de 33°C
- Quinta-feira (15): mínima de 20°C - máxima de 32°C